Inspiração na natureza

Segundo o relatório global da ONU sobre assentamentos humanos (2009), há um século menos de 5% da população mundial vivia nas cidades. Nas últimas duas décadas, só a população urbana do mundo em desenvolvimento tem crescido a uma média de 3 milhões de pessoas por semana, e a previsão é que em 2050, o número de habitantes das cidades alcance 70%. A indústria da moda sabe disso, é claro, e ao mesmo tempo que se inspira nas grandes cidades para diversas colecções, passa a se inspirar em elementos da natureza, que ficaram escassos no ambiente urbano.

Puma, em parceria com o artista plástico Japonês Kozyndan, lançou o modelo 917 Mid, que une urbanidade e natureza em sua estampa, com a combinação de tons terra e esverdeados. O modelo casual traz a ideia de um verde urbano, revelando a necessidade de uma melhor relação do homem com a natureza.




Efeitos manchados, desgastados e tonalidades empoeiradas simulam o efeito do tempo de forma industrial, destacados em superfícies, principalmente através de estampas.






Mesmo naquelas peças que tiveram beneficiamentos e tratamentos para chegar a superfícies de aspecto brilhoso e às vezes até mesmo plastificado, tons de verde se mostram importantes na temporada.



Materiais e aspectos ganham versões contemporâneas, sendo redirecionados para novas aplicações. Desta forma, a proposta pode ser tanto reeditar um modelo quanto renovar sua superfície. O tradicional Nike ID é um exemplo. O modelo volta a fazer sucesso ganhando superfície com textura animal nas cores e no desenho. Esta proposta de redesenhar estampas orgânicas foi destaque em feiras internacionais como Lineapelle e Première Vision.



Fonte: UseFashion

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